Bioestimulação: Uma Solução Eficaz – Reportagem da Litho Plant na Revista Pro Campo

Bioestimulação: Uma solução eficaz!
Por: Filipe Akira Querino Kuboyama – Msc. Eng. Florestal, RTV da Empresa Litho Plant

Após passar o período da colheita do café, o produtor rural que deseja produzir ainda mais e com mais qualidade já precisa começar a pensar na próxima safra. Cuidar da lavoura e seguir todos os procedimentos e boas práticas agrícolas é fundamental para aumentar o lucro na colheita do próximo ano.

Por isso, atividades como análise de solo, controle de pragas, manejo de plantas daninhas, podas adequadas e principalmente o equilíbrio da adubação, devem ser consideradas fundamentais pelo produtor.
Pensando na adoção de boas práticas agrícolas, a poda e a desbrota visam promover a recuperação de lavouras e facilitar o manejo dos tratos e da colheita. Tais tratos culturais, porém, causam uma situação de estresse, já que ocorre perda de reservas no caso da poda e desbrota, além da morte significativa de raízes, ocasionando grande redução do sistema radicular das plantas.

O uso de biofertilizantes é uma solução eficaz a ser adotada para recuperação do sistema radicular. Através de tecnologias que contenham aminoácidos, substâncias húmicas, extratos de algas, que são bioestimulantes e agem com alta velocidade, aumentando a capacidade de recomposição dos cafeeiros, promovendo maior vigor das plantas, além de reequilibrar o sistema solo-planta.

Outro ponto positivo com relação aos bioestimulantes é que eles agem positivamente na fisiologia da planta, fazendo com que elas se recuperem com maior velocidade após situações de estresse e se tornem menos susceptíveis a pragas e doenças.

A quantidade de micronutrientes presentes nos bioestimulantes também é importante para elevar a eficácia na produção. Apesar de serem extraídos e demandados em pequenas quantidades no cafeeiro, se comparados ao nitrogênio, fósforo e potássio, a falta deles pode prejudicar o ciclo normal de desenvolvimento da planta, causando queda direta na produtividade.

Quem quer aumentar o rendimento de sua lavoura sabe que uma nutrição equilibrada aliada a boas práticas é fundamental para proporcionar ao cafeicultor economia em insumos agrícolas, um solo vivo e rico, com uma planta mais vigorosa expressando seu máximo em produtividade.

Fonte: Revista Pro Campo | Edição 85 | Junho de 2020
Leia na íntegra em: https://pt.calameo.com/read/0046360225a8cde904790

 

Gostou da notícia? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais notícias
para você:

Interessou-se?

entre em contato agora mesmo
e solicite um orçamento

Fale conosco!
Fale conosco!
Olá!
Podemos te ajudar?